sexta-feira, 27 de junho de 2008

INCLUSÃO DIGITAL

Segundo Ethevaldo Siqueira, jornalista e especialista em tecnologia da informação, em reportagem desenvolvida para a rádio CBN (Central Brasileira de Notícia) no dia 26 de fevereiro de 2008, o Brasil vem conquistando números relevantes e interessantes. Vejamos: o Brasil teve um crescimento de 50% no número de internautas residenciais ativos (considerando pessoas que entraram na rede mundial ao menos uma vez no mês de janeiro de 2008 de suas residências), O Brasil alcançou neste mesmo mês o total de 21,1 milhões de usuários tendo 7,1 milhões de novos internautas em um ano que é o maior crescimento entre os dez maiores países pesquisados no mundo, enquanto que os EUA acrescentaram 4 milhões e a França 3,3 milhões de novos usuários considerando o mesmo período. Outro ponto em que o Brasil manteve a liderança foi em tempo médio de navegação. O brasileiro acessou a rede em média 23,2 horas no mês de janeiro enquanto que os franceses acessaram em média 21,63 horas, os EUA (3º colocado) tiveram um acesso médio de 20,5 horas enquanto que a Austrália apresentou um acesso médio de 19,22 horas.
Quais fatores justificam tais afirmações para um país que, apesar de ter dado um belo salto, ainda possui a incômoda posição número 65 no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) segundo dados da ONU divulgados em Dublin – Irlanda?
A extensão e objetivos deste trabalho não foram direcionados para que se chegue a uma conclusão ampla e precisa sobre estas verdades. Não obstante, tem a intenção de revelar alguns pontos que possam nortear melhor em que posição o país se encontra e onde pretende chegar se comparado ao criador da rede e, também, ao resto do mundo.
Segundo o jornalista Fernando Alphen, especialista em comportamento humano, há muitas razões para se explicar este fenômeno chamado inclusão digital no Brasil, dentre alguns, ele cita a criatividade brasileira, sua maneira despojada de ser, gosto pelo inovador e por ser um país essencialmente pobre.
Acredita-se que estas características possam contribuir, porém, isso não é tudo. Outros especialistas apontam para fatores de mercado, como o cenário econômico favorável, computadores de menor preço e ações do governo para estimular a inclusão digital como sendo os principais responsáveis por esta explosão na rede brasileira.
É preciso lembrar que a origem da internet é muito compatível com aquilo que o brasileiro mais tem aprendido a valorizar - a forma democrática de ser. Quem explica melhor a união de pobres e ricos num desfile de samba? Quem explica melhor as torcidas formadas para um jogo de futebol, onde vence o competente e não aquele que possui maior condição financeira?
Longe de dar um único significado para a demanda que mais cresce no país, acho que chegou a hora do empresariado brasileiro repensar seu plano de marketing. Se em tempos não tão remotos tinham como principais clientes os engenheiros, médicos e especialistas no assunto, hoje são as classes menos favorecidas àquelas que lotam as lan houses e que compram cada vez mais aparelhos de informática, sobretudo, os microcomputadores.
Adm. Marcilio R. Gomes

56 comentários:

Anônimo disse...

Essa liderança do Brasil no acesso a tecnologia é um tanto quanto problemática. A informação chega mais rápido, mas a tecnologia acaba fazendo as pessoas se tornarem viciadas na internet. A internet é onde postamos nossa opinião, pesquisamos e principalmente, nos divertimos. Essa inclusão digital aqui no Brasil acontece sim pela maneira de ser dos brasileiros em geral e ela acaba incluindo discussões que desenvolvem pensamentos e opiniões sobre assuntos e incluem pessoas de todas as formas, influenciando a aceitação do próximo. -Sarah Viana, nono ano/sala oito, CFCM.

Anônimo disse...

O texto trabalhado aborda pontos cruciais e outros diversos para o entendimento do porquê o brasileiro é tão grande consumidor da internet dentre tantos países no mundo. Alguns fatores como os baixos preços dos aparelhos móveis causam esse tipo de fenômeno que é a Inclusão Social. O fato de que o país sempre foi "carente", abandonado por seu "pai", Portugal, está sendo compensado com essa estrondosa participação virtual de seus moradores. Juan Luiz/9°08

Unknown disse...

Com esse texto pude concluir que o Brasil, mesmo sendo um país pobre e subdesenvolvido, o numero de internautas tem aumentado mais e mais, ficando na frente até da França e dos Estados Unidos da América (EUA), em numero de internautas e números de horas médias de uso. O texto também cita um fator importante, a economia, os empresários realmente precisam mudar seu foco, antes, empregos como arquiteto e engenheiro, muito valorizadas antes, agora perdendo seu lugar para o campo da tecnologia. João Victor Rocha Mendes 9º ano Sala:8 Manha

Ana Clara Bardini disse...

Ana Clara Bardini
Podemos ver neste texto, como a inclusão digital no brasil está crescendo e se desenvolvendo mais que com os outros países, na inclusão digital temos também as ideologias, o que era e vem sendo marketing, com cartazes, banners, hoje fica mais fácil exercer essa "ideologia" na internet, com isso o público que vai vizualizar aquela propaganda vai ser maior e a propaganda será mais divulgada. Não só a inclusão digital, mas a internet "une" pessoas de diferentes classes sociais, como no texto falado, as pessoas com uma classe social baixa que visita a "lan house" hoje é valorizada, muitos deles tem seus talentos, como youtubers, por exemplo que atualmente eles vêm ganhando um lugar na área de profissionalismo na sociedade, o marketing cresce, a inclusão social melhora, as ideologias são aplicadas da maneira correta.

Anônimo disse...

A partir de um ponto que o Brasil tem o seu IDH (65),e hoje está a 1 colocado em tempo de navegação e de 7.1 milhoes de internautas. Isso se deve a um desenvolvimento tecnológico crescente do Brasil. E também logo cabe pensar também que o Brasil sempre foi inovador, pensando no futuro tanto no tecnológico quanto em outras aréas,e no entanto por ser um País subdesenvolvido e estar em 1 no ranking mundial. Isso é obvio e fato lembrar que o Brasil está num desenvolvimento crescente de desenvolvimento tecnológico mundial!



Alex Juneo - 9°-8

Anônimo disse...


Eu penso, que inclusão digital é essa?

Computador, Informática, Internet… nada disso presta sem Educação.
Se buscamos qualquer tipo de inclusão, precisamos começar pela Educação. E Educação não é instrução. Muito menos instrução de uso de produtos.Conhecimento básico não somente de informática,mas principalmente da evolução da computação na escola tradicional em vez de cursinhos.

Ana Vitória:9-08(manhã)

Anônimo disse...

A inclusão tecnológica nos países desenvolvidos é algo presente e que faz a diferença. Por exemplo, o Estados Unidos é o país com o maior PIB mundial, sendo que sua produção em meios de comunicação e, principalmente, a internet é uma demanda extremamente grande, cerca de 86%, segundo fontes. A internet é algo que engrandece o ser humano, pois, na verdade, quem tem acesso a tal privilégio está conectado com o planeta de forma clara.
Helena e Clarissa

Anônimo disse...

O Avanço da Tecnologia no cenário mundial é colossal de maneira que afeta diretamente o nosso país. O texto trabalhado cita diversas causas para essa "afetação" tal como a necessidade de profissionais em áreas relacionadas a especificidade do seu campo de trabalho, usam tais aparelhos como adaptações para o seus meios de trabalho e talvez, como o instrumento é utilizado diariamente, estes profissionais acabam por ficar online muito tempo, aumento ainda mais o índice de uso do país. Júlia Magalhães/9°08

Unknown disse...

Atualmente a internet, não é mais ó para os ricos, pessoas menos favorecidas podem também desfrutar desse recurso. Aprova disso é que um país menos desenvolvido como Brasil, tem mais horas de uso que França e Estados Unidos da América (EUA), isso possibilita que pessoas menos favorecidas podem ter acesso á informação oque favorece até mesmo nos estudos. quem sabe assim possamos pesquisar mais em época de eleição e caminhar em direção do desenvolvimento. Fato é que nem tudo na internet é bom e é necessário saber usá-la.
Guyrlam Silva Duque. Turma: 9° ano 8 manhã

Unknown disse...

O Brasil teve um crescimento absurdo de usuários da internet ao longo desses anos, seja utilizando de tais formas como: para trabalhos, fins educativos ou lazer. E isso e positivo para nosso país, e uma forma de fazer nosso país se desenvolver melhor sendo mais conectado, porém a pontos negativos, como dito o Brasileiro gasta bem mais tempo na internet que alguns outros países ditos, e realmente e algo que se tem a melhorar a relação a isso, concluo que apesar dos avanços positivos que o Brasil está possuindo, ainda há coisas para que se possa melhorar lhe tornar mais positivo.


Lucas antonio 9º ano 8

Anônimo disse...

Antes de lermos este artigo não fazíamos ideia de como o nosso país possuía tanta inclusão digital e que inclusive com índices superiores a países desenvolvidos, mesmo que muitas das pessoas que utilizam a internet no Brasil não possuem condição elevada de vida.
O artigo foi muito instrutivo e interessante apesar de que em alguns pontos termos opiniões divergentes, como no caso da competência não se relacionar com a condição financeira. Mas ainda devemos ressaltar que em nosso país quem tem maior condição financeira, e consequentemente melhor infraestrutura tem maiores chances de vencer.
- 9º ano 8M
- Amanda Hott, Eduarda de Carvalho e Luna Soares.

Anônimo disse...

Nos últimos anos, o Brasil vem crescendo bastante na área digital. Com isso, o Brasil vai aderindo e entrando cada vez mais com a tecnologia no mercado de trabalho e da educação. Mesmo o Brasil sendo subdesenvolvido, nós ainda conseguimos nos manter perto do países desenvolvidos, como os E.U.A. e a França que são um dos países que mais usam a internet.
O papel das pessoas no Brasil e no mundo é de usar a internet e as novas tecnologias de forma consciente. Lucas R./Alberto-9º ano 08

Anônimo disse...

A tecnologia é algo muito presente nos dias de hoje, como meio de informação, comunicação e lazer. A grande maioria dos países subdesenvolvidos tem acesso escasso e isso de certa forma, retarda seu desenvolvimento social, econômico e tecnológico. Um exemplo é que em países como a Rússia, que já foi e ainda é uma grande potência mundial, onde os pobres têm mais condições de comprar tecnologias avançadas do que as pessoas quem possuem capital na África.

Clarissa e Helena (9°8)

Unknown disse...

Eu Concluir com esse texto que o Brasil é o primeiro lugar no Ranking.E para explicar essas razões o texto diz que a criatividade Brasileira, o gosto pelo o inovador e por ser um país essencialmente pobre.E em nosso país quem ganha não é o mais rico e sim o melhor, por exemplo no futebol e no samba.E atualmente as classes menos favorecidas estão lotando espaços como lan house e espaços com tecnologia.Acredita-se que essas características podem contribuir. Marco Tulio ( 9º8 Manhã )

Anônimo disse...

Através desse texto chegamos a conclusão que o Brasil, apesar de ser um país emergente, está evoluindo (até bem) cada vez mais no setor de tecnologia, passando a frente no nível de consumo da França e dos Estados Unidos da América (EUA). Porém, no setor de desenvolvimento (IDH), o Brasil permanece em uma colocação não muito elevada (65º) comparada a França e aos Estados Unidos. O Brasil ainda tem um longo caminho pela frente para ser considerado elevado no IDH, mas acredito que aos poucos ele alcançará o desenvolvimento.
Amanda Costa Moreira e Geovane Viana - 9º ano 08

Anônimo disse...

Eu entendi que, dentro de várias classes sociais, não são só os ricos que tem a curiosidade e a vontade de explorar as novidades tecnológicas de hoje. Afinal, a sua condição financeira não é importante neste quesito de inclusão social. Nós, brasileiros, usamos a internet no trabalho, nas escolas, para o próprio entretenimento. Hoje, no Brasil, todos temos a oportunidade de pesquisar ou de navegar na internet, independente da sua classe social.
(Bruna Caires, 9º ano 8)

Mateus catizani disse...

Pude concluir com esse texto que o brasil teve um crescimento de 50% de números de internautas ativos.O Brasil cresceu mais que duas superpotências que são Estados Unidos e a França.E umas das razões ditas no texto para explicar o fenômeno é a nossa maneira de ser.Outros especialistas apontam para fatores de mercado, como cenário econômico favorável.E ultimamente as classes menos favorecidas estão comprando cada vez mais aparelhos tecnológicos.


Mateus Catizani (9º8)

Unknown disse...

Ana Luiza Monte Alto e Julia Isabelle - 9°08M

Como dito no texto, o Brasil é o país com maiores internautas, superando até mesmo o grandioso Estados Unidos. Diversas pessoas, principalmente os próprios brasileiros, reclamam disso, chamam-nos de preguiçosos e inúteis, simplesmente porque somos mais propícios à ter uma boa relação com o trabalho e até mesmo com outras pessoas na internet do que na "vida real".
Sim, o Brasil é um país onde a inclusão digital vem aumentando, mas como num país onde isso acontece ainda falta saneamento básico nas camadas mais pobres? Se a população possui condições aquisitivas para adquirir computadores de baixa qualidade, porque não possui essas mesmas condições para reivindicar seus direitos?
O fato é que, a internet ajuda as pessoas a expressar melhor suas ideias e pensamentos, por ser uma ferramenta ampla e fornecedora de milhares de informações que podem (ou não) nos ajudar à escrever textos como este, por exemplo. Porém, respondendo as perguntas feitas anteriormente, o governo e pessoas com grande influência do mesmo, acreditam que a solução para um bom país é levar a internet para todos. Um exemplo recente disto é o candidato à prefeito de Belo Horizonte, Rodrigo Pacheco, que busca trazer internet para todos, colocando redes em espaços públicos, como praças e ônibus. Mas a questão principal que nós, brasileiros, precisamos, não é isso e sim uma boa saúde e educação. Outro exemplo, em cidades nordestinas principalmente a internet não chega de forma planificada , como consequência não atingindo toda a população da região.
Como proposta, a sugestão é que os políticos devam sim dar atenção para os internautas e sua "segunda casa", a internet, mas também olhar para as verdadeiras necessidades de nosso país, que tem um futuro brilhante se usado da forma correta.

Anônimo disse...

Pelo fato de o Brasil estar envolvido nos países com grande porcentagem de pessoas que se envolvem com a internet, gera consequências desastrosas.A internet gera viciados que não prestam mais atenção no mundo real e somente no mundo virtual.Porém ela também traz pontos positivos.Como cidadãos mais pensativos e menos alienados.Muitos querem aderir a internet nas escolas pois pensam que é uma ótima forma de pesquisa e também por ser pratica.

Vitor Hugo e Wallace 9º10

Ana Beatriz/Marina - 9º ano 10 disse...

Podemos perceber que desde o começo do século, as tecnologias vêm melhorando e conquistando o mundo cada vez mais e no Brasil não foi diferente. Com o passar do tempo é notável que a classe trabalhadora ocupa um espaço muito maior no que se trata do consumo, pois estão mais acessíveis. Concluímos que isso pode ser considerado um reflexo do progresso social: a maior parte do consumo de eletrônicos vem da população que tem a renda baixa porque há meios de proporcionar um poder de aquisição maior, assim como essa população vem conquistado mais voz na sociedade.

Sílvia Wang e Raíssa Coelho disse...

Lendo o texto, podemos perceber que o Brasil está em grande avanço no tema da inclusão digital e também entre os economicamente emergentes no mundo. O Brasil tem uma capacidade de melhorar o pensamento das pessoas nos aspectos políticos, sociais e de conscientização que precisam ser aprimorados para gerar um ambiente mais agradável para todos os cidadãos, mas as prioridades da maioria da população não são essas. Temos que levar em conta também que por mais que o Brasil esteja com 23,2 horas no mês de janeiro de 2008, existem os prós e contras desse período de horas; como contra temos o caso da procrastinação, adiantando eventos que deveriam ser feitos naquele momento; e como pró temos, claro, o compartilhamento de informações e as telecomunicações.
Podemos concluir então, que o uso da internet é saudável, mas depende de como usamos.

Unknown disse...

Guilherme Alves e Thamiris Pacheco-9°10 disseram:

O Brasil é um país onde as pessoas tem muito em mente o uso da internet para os seu fins de interesse, como redes sociais e jogos.

Em sua maioria se distraem muito deixando até mesmo de valorizarem a vida com a família e com os amigos.

Mas existem também pessoas que usam a internet para trabalho e usos com consciência, então saiba usar a rede adequadamente.

Ana Cecília e Luiza Cristina - 9º 10 / Manhã disse...

Após a leitura do texto, foi possível compreender diversos fatores sobre a inclusão digital no Brasil e no mundo. Um dos fatores que mais nos impressionou foi o fato de mesmo alcançando grandes colocações no ramo da inclusão digital, o Brasil ainda se encontra em uma baixa posição no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Contudo, apesar da inclusão digital não estar sendo acompanhada pelo aumento das posições, este fenômeno vem trazendo para a população um acesso efetivo à informação de uma forma mais clara e rápida, além de apresentar uma mudança no mercado consumidor.

Talhes Henrique/Gustavo Cal disse...


O brasil vem conquistando um número relevantes de internautas.Houve um crescimento de cerca de 50% no numero de acesso a internet, o governo tem grande influencia sobre esse assunto, o texto abordado mostra os principais pontos de como a tecnologia da internet adentrou o brasil e com isso cada vez mais nosso mercado evolui graças a influencias geralmente externas. Isso explica o crescimento dos internautas que tem sido gigante.

Ana Roxelle e Maria Eduarda Rodrigues disse...

Segundo o texto o Brasil teve um crescimento de 50% no número de pessoas com acesso á internet, neste mês alcançou o total de 21,1 milhões de internautas. A criatividade brasileira, sua maneira despojada de ser inovador são alguns pontos que o jornalista Fernando Alphen acredita que são algumas razões pro fenômeno inclusão digital. concluimos que mesmo sendo um país pobre e subdesenvolvido, o numero de internautas tem aumentado mais e mais, ficando na frente até da França e dos Estados Unidos

Ana Roxelle e Maria Eduarda Rodrigues - 9º ano -10 manhã

Cristiane Markowetz e Lisieé Marciano 9-10 Manhã disse...

O Brasil vem conquistando números relevantes e interessantes, no aspecto da inclusão digital, obtendo um crescimento de 50% no número de usuários. O Brasil alcançou o maior crescimento entre os dez maiores países pesquisados no mundo, tendo no total de 21,1 milhões de usuários da internet.
O brasileiro acessa a internet em média 23,2 horas por dia, estando na frente dos EUA, França e Austrália.
Apesar de o Brasil ter dado um belo salto, ainda possui a incômoda posição número 65 no IDH.
Pelo fato de sermos o país que fica mais tempo mexendo na internet por dia (como já dito anteriormente), muitos dizem que não fazemos nada de útil e por isso o nosso país é subdesenvolvido, mas não é bem assim, nós brasileiros temos muita criatividade, temos a nossa maneira despojada de ser, gostamos de inovar, por isso a quantidade de tempo na internet.

Anônimo disse...

Após a leitura do texto (inclusão digital), pude concluir que o Brasil mesmo na situação atual possui um grande número de internautas ativos, ele alcançou neste mesmo mês o total de 21,1 milhões de usuários. Esse grande acesso à tecnologia pode trazer diversos benefícios como tal deles o rápido acesso até as informações e também pode trazer diversos prejuízos. outro fato que também podemos citar é que o Brasil mesmo sendo um país pouco desenvolvido ele está a frente de países com grande desenvolvimento.

Guilherme Cerqueira e Igor Campos 9º ano / sala 10

Jhulia Mendes e Maria Eduarda dos Reis 9 ano 10 disse...

A partir da leitura do texto, podemos compreender mais sobre a "Inclusão Digital" e observar que: apesar de os Estados Unidos possuir um maior índice de desenvolvimento se coloca atrás do Brasil em questão do acesso da tecnologia aqui existente. Atualmente, o ser humano cada dia mais usa da tecnologia como forma de comunicação, trabalho e até mesmo de lazer, com isso a inclusão se torna mais ampla em toda a população, trazendo maiores oportunidades a todos. Mas este assunto é muito amplo e possui tanto lados positivos quanto lados negativos para todos os seres humanos.

Júlia Marra e Maria Clara de Matos(9-10) disse...

Um dos fatores de crescimento no número de novos usuários e de horas passadas em frente a um objeto eletrônico, é a facilidade que as pessoas tem atualmente de ter acesso à tecnologia, facilidade por exemplo: de adquirir um celular, um objeto que praticamente todos temos; a média brasileira são dois celulares por pessoa.
Atualmente o público juvenil é o maior utilizador desses mecanismos tecnológicos, como dito no texto os empresários devem focar neste público, devem focar também nas classes médias pois, com a facilidade de comprar as novas tecnologias essas classes vem sendo num mercado consumidor importantíssimo.

Nathany Rocha e Mariana Moura. 9º10 disse...

O Brasil, apesar de ser um país subdesenvolvido/em desenvolvimento apresenta uma boa colocação no ranking mundial de usuários digitais, com crescimento de 50% no número de internautas residenciais ativos. Isso deriva-se do fato de o brasileiro ser criativo e sempre procurando coisas novas. O favorecimento da inclusão digital no país foi estimulado pelas ações governamentais e feitos tecnológicos mais baratos. Concordamos com o que foi dito no texto, e concluímos que nosso país está sempre se desenvolvendo, tanto na parte tecnológica quanto na econômica.

Thaynara Freitas disse...

O Texto nos mostra o quanto a tecnologia, a modernidade esta presente no mundo, as grandes taxas de internautas navegando pela internet independente do local onde estão e o longo tempo em que as pessoas se mantem conectadas. O Brasil possui um dos maiores números de internautas conectados e um dos maiores lideres em tempo médio de navegação.
Eu acredito que a tecnologia seja boa para o desenvolvimento do país o problema é que isso não está acontecendo o Brasil ainda se encontra posição número 65 no IDH, a tecnologia trás grandes problemas para o país, a tecnologia faz com que as pessoas se tornem mais viciadas e acabam deixando de lado aquilo que seria mais importante em sua vida para ficar horas navegando na internet.
O Brasil deveria usar esta inclusão social para promover melhorias, criar projetos e que possibilite o crescimento do desenvolvimento e o interesse dos cidadães a tecnologia, as redes sociais podem ser usadas a favor do Brasil e dos brasileiros.
Thaynara Freitas 9°-10

Tiago Atahualpa disse...

O Brasil teve um crescimento muito grande de usuários usando a internet usando como tais coisas, para jogos,pesquisas,para ver como faz alguma coisa,estudos,trabalhos,atualmente todas as pessoas estão usando a internet,crianças,adultos e ate mesmo idosos.E como falam a internet hoje em dia qualquer pessoa pode usa-la mesmo sendo rico ou pobre.Com isso a internet já esta sendo tomada por todo o mundo,provavelmente todos os países já tem acesso a ela.

Tiago Atahualpa : 9º10 Manhã

Ruan;Matheus disse...

A situação atual do mundo vem se definindo em avanços tecnológicos,que e vem trazendo uma desigualdade social no mundo pois os países pobres não tem acesso a essas tecnologias,então temos que buscar essa igualdade tecnológica para que possamos ter um numero igualitário em tecnologias e avanços tecnológicos,é para que isso aconteça temos que investir industrias nesses países para que se tornes potências tecnológicas.

Alunos:Ruan F.;Matheus O.

Anônimo disse...

O texto aborda um tema bem interessante em relação à condições virtuais que apontam um crescimento colossal e muito elevado do número de internautas brasileiros, que tendem a crescer por ano mais do que nos EUA ou países mais desenvolvidos. Achamos que mesmo com o aumento das tecnologias no brasil, ela ainda é utilizada de forma não muito produtiva pela maioria das pessoas, ou seja, a tecnologia que deveria ser utilizada de forma mais consciente, está sendo usufruída de forma um tanto quanto abusiva já que os índices apresentados no texto expressam a grande quantidade de tempo que um internauta em média passa em frente ao computador, é referente a 23,2 horas no mês de janeiro.

Ian, Davi - 9º 12 Manhã

Cayo Gabriel (9º ano 12) disse...

O texto mostra que o Brasil mesmo sendo um país subdesenvolvido pode chegar perto de outro países desenvolvidos em alguns fatores,como por exemplo na internet, pode ser um pouco preocupante termos tantos usuários porem podemos mostrar que o Brasil um país pobre pode chegar a um nível tecnológico igual ou maior ao de outros países ricos. Porém as pessoas não podem se desviar do seus objetivos e ficarem viciadas, mas acredito que a tecnologia possa ser um grande avanço e talvez o maior passo para o Brasil se tornar um país desenvolvido ou chegar perto disso pelo menos.

Anônimo disse...

Iara Raphaela e Vitória Lage (9°12) disse....
A inclusão digital é uma situação atual que o Brasil vem enfrentando, entretanto, que essa grande notícia vem abalando cada vez mais a vida dos brasileiros e mudando-a por completo. Com o grande aumento da tecnologia e dos internautas, vem o caso mais abalado; o consumismo. Altos e baixos aparelhos tecnológicos lançados em 2016, estão sendo a atual febre brasileira, assim como estão fazendo de tudo para se manter atualizado e igualar ao mundo ''perfeito''. Para alguns é melhor morrer de fome para ter um iphone. Afinal, ostentação é melhor que saúde, educação, alimentação .. entre outros,não é? Porque de fato quem tem iphone é rico? O que é um iphone para uma sociedade? O que é pobreza? Afinal, isso é mundo? a tecnologia é o SEU atual mundo, ser humano? Porque escolherás viver assim?! Diminua sua tecnologia e aumente sua sabedoria e verás um bom resultado.

Iara Raphaela e Vitória Lage; 9°12M

Marcelo Maia e Gabriel Ribeiro disse...

De acordo com o texto, nós podemos concluir que em relação a avanços tecnológicos como acessibilidade à Internet e acesso médio, o Brasil está na frente de alguns países, tais como Estados Unidos, França, Austrália, dentre outros. Alguns pesquisadores procuram uma justificativa para tais dados porém, ainda não chegaram a uma conclusão. Existem pessoas que dizem que esses dados se devem por meio de cenário econômico favorável, computadores de menor preço e ações do governo para estimular a inclusão digital. Independente dos motivos, é fato que a comunidade de brasileiros que utilizam a Internet vem crescendo cada vez mais. Os resultados disso, só o futuro poderá nos dizer.

Kerolaine Borges 9/12 disse...

O texto nos mostra como o número de internautas aumentou no Brasil,nos mostrando que assim como o Brasil vários países aumentaram bem no ramo da tecnologia,o número de pessoas acessas a internet aumentou em 50%,e esse texto nos mostra um pouco do porque as pessoas são tao viciados na internet,nela nos divertimos,aprendemos e tudo mais,mas isso de nada adianta sem a educação necessária,a internet também tem seu lado negro.A internet esta presente em todo mundo e já tomou grande parte do mundo.

Unknown disse...

Amanda e Maria Júlia disseram....
O Brasil era considerado um país subdesenvolvido por não ter participado da revolução industrial, com isso, são poucos os estados brasileiros (como os do Sul) que são desenvolvidos. Mas devido a globalização as tecnologias digitais chegaram ao Brasil e tiveram um grande número de pessoas adquirindo algum aparelho tecnológico, como celulares, computadores, etc..
Porém há um problema: várias pessoas estão se tornando cada vez mais viciadas nesses aparelhos. Os adolescentes são os que mais sofrem com isso, pois ficam várias horas na frente do computador e do celular, e isso pode causar vários problemas não só de saúde mas traz também a obesidade e a exclusão social. A tecnologia trouxe várias vantagens para o Brasil, mas também aumentou os problemas da desigualdade e exclusão social. THE END!
Alunas: Amanda e Maria Júlia( 9º ano 12 manhã).

Hiago Gomes e Rafael Miranda disse...

Neste texto, podemos ver que mesmo o Brasil sendo um país considerado subdesenvolvido, vem aumentando o número de internautas nos últimos anos, crescendo 50%. Aumentou também o número de horas gastas usando a Internet. Creio que continuará crescendo o número de internautas de acordo com o passar dos anos. Com o investimento em tecnologia ficará mais fácil convencer mais internautas à passaram a usar a Internet. Aumentará também o número de horas gastas usando-a.

Anônimo disse...

Alexandre costa 9ano 12

Mesmo que o brasil tenha grande parte da população incluída no universo digital não significa que seja totalmente benéfico a sociedade. A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa e de conhecimento , mas é usada por grande parte das pessoas como eu para o entreterimento . A inclusão social também é bem evidente na inclusão digital como exemplo o celular que varia sua capacidade com a posição econômica de seu usuário na sociedade .O texto apresenta bons argumentos ,mas poderia ser atualizado em relação aos dados e estatísticas apresentados.

Anônimo disse...

De acordo com o texto e através do conhecimento obtido nas aulas, podemos concluir que cada dia mais o nível de usuários da internet aumenta gradativamente, entretanto o pais ainda é subdesenvolvido. Podemos concluir também que o governo investe mais em tecnologia para gerar mais consumidores, deixando de lado as prioridades (saudê, educação, saneamento básico, etc) acarretando assim em um desequilíbrio social. Com a diminuição dos preços para aparelhos eletrônicos, atualmente, qualquer um pode ter acesso facilmente a um, porem o preço de suprimentos básicos (alimentos, roupas, etc) aumenta cada vez mais, gerando assim consumidores inconscientes e desequilibrados. Consequentemente esse desequilíbrio vindo de nós brasileiros gera dividas, pois as pessoas só pensam em comprar (já que o que querem está a um preço acessível e com diversas parcelas), porém esquecem dos juros e ficam cada vez mai endividados.Podemos concluir que esse consumo desenfreado acarreta tanto no aumento do poder de compra quanto de disparidades nas classes sociais (os mais ricos ficam cada vez mais ricos e os mais pobres cada vez mais pobres).
Alunas: Samira Dias e Evellen Justino 9°12 manhã

Anônimo disse...

Através da nossa análise, podemos concluir que: As novas tecnologias permitem a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Com a Internet e uso de softwares apropriados elas podem ter acesso a informações e relacionar-se no mundo virtual. Ler notícias, fazer compras on-line,fazer pesquisas, enfim, ter uma vida diferente daquelas pessoas do passado que não viveram na era digital. Também a utilização de exames clínicos, laboratoriais e de imagens podem detectar doenças e salvar vidas, ou seja, com todos esses aspectos podemos perceber que cada vez mais a tecnologia está sendo avançada no nosso país.

Gabriel Batista e Pedro Otávio.
9°ano 12 / Manhã.

Unknown disse...

Mesmo com o crescimento alto de internautas no Brasil, desde 2008, sendo que o país tenha um IDH considerado baixo em relação aos outros países e ter tanto acesso a computadores, é incrível a satisfação dos brasileiros quererem o acesso à internet. No final de contas, o crescente números de computadores também se dá pelos, como afirma o texto, “fatores de mercado, como o cenário econômico favorável, computadores de menor preço e ações do governo para estimular a inclusão digital como sendo os principais responsáveis por esta explosão na rede brasileira.”, me fazendo concluir que o número de computadores pode ser alto, porém a qualidade não pode ser tão boa.

Anônimo disse...

O texto que acabamos de ler e analisar, aponta fatos interessantíssimos sobre a inclusão digital, atualmente a inclusão digital vem mostrando sua prodigalidade, cada vez mais pequenas nações vem logrando com sucesso o acesso digital. Podemos ver que atualmente o processo de inclusão digital está graduado cada vez mais no Brasil e assim podemos testemunhar que está cada vez mais ultrapassando nações desenvolvidas. No nosso país apesar do crescimento exacerbado na inclusão digita, vemos que não está tendo o uso correto e produtivo como em países desenvolvidos.

9° 12- Gabriel Ornelas e Antônio César.

Júlia e Nathan 9º12 disse...

Atualmente no Brasil há um número elevado de pessoas internautas,e tenho certeza que se eles passam boa parte do dia na internet,eles absorvem mais informações. Isso pode ser muito útil para o Brasil,pois as pessoas que sabem usufruir da internet tem os conhecimentos nescessários para ajudar o desenvolvimento do país:Podem votar em um candidato que apresenta melhores propostas.Mas como podemos explicar esse fato de que ha muitos internaltas? Simples,o Brasil apesar de ser um país que ainda está em um proscesso de desenvolvimento,abaixa os preços dos aparelhos eletrônicos para que possam haver mais compradores,e concequentemente aumentam o número de internautas,que,a maioria passa em média 12hrs do dia sem pesquisar o que é realmente nescessário.

Unknown disse...

O Brasil mesmo sendo um país subdesenvolvido , de uns anos pra cá vem tendo acesso cada vez mais frequente a tecnologia (internet) levando a ser considerado o líder dos países mais incluso digitalmente .A questão abordada no texto é o fato da maioria da população ter acesso á internet e entre eles algumas pessoas de baixa renda , tendo o maior número de horas conectados . A internet é um meio de comunicação entre as pessoas , transmissão de informações , exposição de opiniões e entretenimento . todos eles com muita facilidade e acessível a todo o público . Mesmo com todo esse avanço e facilidade nem todo mundo tem acessibilidade á esse meio , levando a desigualdade social , pois os países menos avançados não estão inclusos nessa rede .Podemos concluir que internet leva o país a se desenvolver , mais isso não esta ocorrendo no Brasil . Anna Luisa Xavier e Dayse Emanuelle - 9ano 12 manha

Anônimo disse...

eu gst d elol a mais ou mneos 1ano , nesse tempo virei um caro gay

Lucas Assunção disse...

Com a inclusão digital no Brasil, podemos perceber grande avanço tecnológico apesar do Brasil ser um país subdesenvolvido, esta inclusão gera diversos empregos tanto na área de consumidor que são as marketings quanto na social, criando imagens, logos para determinadas empresas, esperamos que em um futuro próximo o Brasil possa estar 100% estável em questão tecnológica, facilitando diversos processos industriais. Lucas Assunção 9º/12 Tarde

Anônimo disse...

Pedrinho69 e ViviMei

A inclusão digital influencia as pessoas a se esforçarem mais para ter um computador/celular da moda que todos tem, a usarem o mesmo esforço para tentar ter uma vida melhor, sem dívidas ou contas muito caras. Porém, ao mesmo tempo em que a inclusão digital consegue acabar com a vida das pessoas, ela melhora muito também, na questão de comunicação entre as pessoas, facilitando a vida corrida que a população brasileira vive. Então chegamos a conclusão que, assim como todas as outras coisas, a inclusão digital tem suas vantagens e suas desvantagens.

Anônimo disse...

Pedrinho e ViviMei

A inclusão digital influencia as pessoas a se esforçarem mais para ter um computador/celular da moda que todos tem, a usarem o mesmo esforço para tentar ter uma vida melhor, sem dívidas ou contas muito caras. Porém, ao mesmo tempo em que a inclusão digital consegue acabar com a vida das pessoas, ela melhora muito também, na questão de comunicação entre as pessoas, facilitando a vida corrida que a população brasileira vive. Então chegamos a conclusão que, assim como todas as outras coisas, a inclusão digital tem suas vantagens e suas desvantagens.

samuel e rafael 9 ° 12 tarde disse...

O Brasil, está crescendo cada dia mais ( pra pior ou pra melhor ), mas sua tecnologia ainda continua precária diante das nações desenvolvidas como E.U.A, um exemplo disso é o fato de a gente estar entrando na 3 revolução e eles na 4 revolução, sendo a 4 (quarta) a mais avançada, mas mesmo assim o número de internautas e compradores de de computadores aumentaram muito no Brasil durante esses anos, e com esse texto concretizamos isso.

Anônimo disse...

De João Felipe e Leandro 9° 12 t

Texto fala sobre o grande número de pessoa que tem acesso a internet, sendo numero 1 do ranking e tendo um IDH numero 65. Isso ocorre porque os preços de novos computadores estão baixos e pessoas que tem menores condições financeiras vão as LAN House para ter acesso a internet,fazendo assim aumentar a média da horas de uso do computador e causando,como vamos dizer,uma ilusão de crescimento.

Anônimo disse...

Antes o Brasil sempre esteve atrasado tecnologicamente em relação aos outros países no passado, mas hoje em dia a situação é diferente. Todos tem condições de adquirir um computador(que já barateou muito em relação aos tempos antigos), e particularmente, não conheço uma pessoa que não tenha um smartphone e não use redes sociais hoje em dia. O brasil já é um dos países que mais usam tecnologia, mas infelizmente é um dos países com a internet mais caras.
Carolina Mourão e Paula Emilibel.
9°ano tarde

Unknown disse...

Cada dia mais o nível de usuários da internet aumenta gradativamente, mesmo o Brasil sendo um país considerado subdesenvolvido.
O Brasil está na frente de alguns países em relação a avanços tecnológicos como acessibilidade à Internet e acesso médio, tais países são Estados Unidos, Austrália e outros.
Apesar do crescimento da inclusão digita no nosso país, vemos que não está tendo o uso correto e produtivo como em países desenvolvidos.

Francisco e João Mares (9ºano/12 tarde)

gabriela e maria vitoria disse...

A inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação,de forma que permitira a 'entrada' de todos na sociedade da informação.Hoje em dia a internet e um dos meios mais usados ou até o mais usado para a comunicação entre todos com isso facilitando então a comunicação e diminuindo a distância.Entretanto atualmente a internet não e distribuída igualmente para todos,uns tem ate demais e outros nem tem conhecimento do que e isso.Se tivermos uma melhoria no quesito de distribuição de tecnologia e etc... seria melhor.
Maria vitória e Gabriela Rachid 9 ano 12 tarde